31 de maio de 2007

Tree Parade 2007 - A Árvore a concurso da ESCM



Em exposição/concurso no Terreiro do Paço em Lisboa...

Concurso
JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES
1º Prémio.
Aqui está o trabalho premiado.


Reactor Anaeróbio UASB.
Com este trabalho pretendeu-se construir um reactor de leito de lamas de fluxo ascendente (UASB). Para isso usaram-se materiais correntes, como tubos e placas em acrílico, tubos e dispersores de jardinagem e material de aquicultura. A partir deste trabalho pode concluir-se que existem microorganismos aeróbicos, no meio ambiente que se podem desenvolver desde que garantidas as condições propícias. Populações destes microorganismos podem ser utilizadas em sistemas biológicos de tratamento de efluentes, constituindo uma alternativa economicamente mais vantajosa aos amplamente usados sistemas aeróbios.

Autores: Estela Alexandra Domingos Vicente e
Mariana Monteiro Batista
Prof. Coordenador: Luís Manuel Mendes Lopes

30 de maio de 2007

Dia das Expressões

Desde a manhã já se realizou:

Um Happening Musical;



Arte ao vivo no pátio de cima;



Exposição de trabalhos dos alunos nas salas de artes, átrio e corredores principais;












O Torneio de voleibol.








Concurso
JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES
1º Prémio


De entre os 57 trabalhos presentes no Concurso Jovens Cientistas e Investigadores a nossa Escola esteve representada com 3 trabalhos na área das Ciências da Terra e da Física, tendo ganho um Primeiro Prémio.

Eis as equipas da ESCM participantes no Concurso

No âmbito das Ciências da Terra

Reactor Anaeróbio UASB (1º Prémio)
Autores: Estela Alexandra Domingos Vicente
Mariana Monteiro Batista
Prof. Coordenador: Luís Manuel Mendes Lopes

Parabéns, Estela e Mariana.




Índices de Radão no Concelho da Covilhã
Autores: Ângela Sofia Francisco
Fabiana Carriço
Inês Vicente
Prof. Coordenador: Regina Maria Pires Almeida
:

:
No âmbito da Física
:
Holografia de Reflexão de uma Imagem Real
Autores: Samuel Chiquita
Telmo Correia
Prof. Coordenador: Rosa Simões
:
:
Mais informação será disponibilizada brevemente...

29 de maio de 2007

Fio Condutor nº3




Tema: Leitura/Escrita.
Entrega dos trabalhos em suporte digital até dia 01 de Junho de 2007.
Via mail: clubedojornal@gmail.com

Duas notas:

Primeira: reparei agora que chegámos aos 3 000 vistantes, o que desde 15 de Fevereiro não é nada mau, de acordo com estudos sobre o público dos blogues.
Obrigada aos nossos leitores mais fiéis. Só é pena que ainda façam os seus comentários oralmente, e pessoalmente, em vez de aqui no blogue.
:
Segunda: algumas notícias são aqui publicadas pouco em cima do acontecimento devido à falta de agilização da informação. Ora este é, precisamente, um dos objectivos do nosso trabalho no Clube do Jornal.
Por isso uma vez mais apelamos a todos os que pretendam divulgar notícias, reportagens, fotos, cartazes, videos, etc, etc, etc, ... enviem-nos os vossos trabalhos para:
:
:

Mais dois prémios para o Francisco

De há dois anos para cá a escola, através do Clube do Jornal, acompanha de perto a carreira ascendente do rapaz das mãos de oiro. Chamamos-lhe assim porque o seu talento se desdobra pelos campos da música e das artes plásticas.
E aqui estamos a dar conta de mais dois sucessos do Francisco Franco.
:
:
No passado dia 6 de Maio de 2007 alcançou o 3º lugar no Concurso Internacional de Guitarra de Almeria (Espanha), que contou com a participação de concorrentes de vários países, dos quais apenas 5 chegaram à final. O 1º prémio foi atribuído a uma concorrente turca e o 2º Prémio a um chileno
O Francisco refere que «de todos os prémios já conseguidos este foi dos mais importantes, pois tratou-se de um concurso com um nível de qualidade bastante elevado e muito internacionalizado.».

Mais recentemente, no dia 19, conseguiu o 1º Prémio no Concurso Bienal de Guitarra de São João da Madeira.

Parabéns Francisco! Desejamos-te muitos mais sucessos, na guitarra e na nova vida que se aproxima, após o fim do 12º ano. E continua assim, criativo, simpático, humilde, e trabalhador.

João Marques no Optimus Ski Open

:
O nosso aluno João Marques, do 9º A, foi o 1º classificado na categoria de infantes-masculinos no Optimus SKi Open, como pode ver aqui.
:
:
«No passado Sábado 12 de Maio, mais de 20 mil pessoas foram atraídas para a Rua 31 de Janeiro, no Porto, pintada de branco para acolher uma iniciativa inédita em Portugal: o "Optimus Ski Open", primeiro slalom gigante urbano do mundo.
Foram 240 toneladas de neve espalhadas, numa descida de 200 metros, cuja montagem envolveu 300 pessoas e o processo de produção de neve demorou cerca de 18 horas.
Nesta iniciativa competiram os melhores atletas nacionais federados, pela Federação Portuguesa de Esqui, bem como os melhores snowboarders portugueses, o que proporcionou acorbacias, altas velocidades e muito boas fotografias aos milhares de pessoas que encheram esta espécie de estância de ski.»
:



28 de maio de 2007

Express Yourself

Dia 30 de Maio, 4ª feira, é o dia dedicado ao Departamento de Expressões.
Aguardam-se diversas actividades, que revelem os dotes dos alunos desta área, nomeadamente através de exposições com trabalhos elaborados desde o início do ano lectivo, "happening" musical e ainda um torneio de Voleibol.
O Breves_online cá estará para documentar os eventos.


REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL

Já teve início o Painel/Debate sobre o Sistema Educacional.
Aguardam-se as conclusões dos trabalhos...

REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL

Hoje, Segunda-feira, 28 de Maio
pelas 15:00h no Auditório da ESCM
Intervenientes:
Drª Maria Cristina R. Lopes Dias _ DREC
Mestre Isabel Maria Lopes Fael _ ESCM
Representante da FENPROF
Representante da Associação Académica da Universidade de Coimbra

25 de maio de 2007

Pintura Mural (cont.)

Cada obra de arte é única, seja ela pintura mural, escultura, peça de ourivesaria, de cerâmica ou de outra natureza. Materializa uma visão do autor, ainda que possa ser anónimo, num determinado momento e num certo lugar...

O segredo é a "alma"....!

Cuidado!!!

Obra saída das mesmas mãos traduzindo outras preocupações e outras procuras testemunhando um outro diálogo com os materiais, tirando proveito das realizações anteriores...

Continua...

24 de maio de 2007

Quem são os campeões da reciclagem?


De há uns tempos para cá, apareceram nos principais espaços da nossa escola uns fantásticos e atractivos comedores de lixo reciclável, eles próprios resultado de imaginativa reciclagem, trabalho de defensores do ambiente.
A escola está mais limpa, mais bonita e mais ecológica.
:
Ora veja as diferenças:
Antes...
:
Agora...
:
:
Mas quem são eles?
Mande-nos o seu palpite...
:
:
Embora atrasados, parabéns à equipa pela iniciativa e não liguem às críticas, pois:
Quem critica, não recicla!

23 de maio de 2007

Márcia Pais apurada para a Final
do Concurso Nacional de Leitura





Três alunos do 8º ano da ESCM, Márcia Pais, Ana Luísa Rocha e André Fernandes, participaram hoje à tarde, na final distrital do Concurso Nacional de Leitura (2ª fase), sessão que se realizou na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.

A nossa aluna Márcia Pais, do 8ºC, ficou apurada para a Final Nacional, que terá lugar no próximo mês de Junho e será transmitida em directo pela RTP.

Parabéns aos participantes!

Para a Márcia, felicidades e já, já, uma tarefa (ou um prazer?) ler as obras seleccionadas pelo Júri Nacional para a Final, que são as seguintes:
O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, Bichos, de Miguel Torga, e História da Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda.
Boas leituras!

Dia do Departamento de Tecnologias


Amanhã, o dia é dedicado ao departamento de Tecnologias.
O programa inclui uma mostra de trabalhos dos alunos, assim como visitas guiadas à Oficina de Electricidade e Electrónica e aos Laboratório de Electricidade.
Toda a comunidade escolar está convidada a participar.

20 de maio de 2007

Ainda mais colecções




























18 de maio de 2007

Coleccionismo e Calor









Apesar do calor, a primeira mostra de coleccionismo da ESCM está a decorrer até ao final do dia, num local nobre da escola.
Espera-se que continue a crescer, com cada vez mais participantes adeptos do coleccionismo.
O acontecimento constituiu uma belíssima ocasião para abrir uma zona vedada da escola, a varanda, que possui uma vista magnífica para a Cova da Beira.
Esperamos a feira de coleccionismo II para o ano que vem.